Historial

O Grupo Etnográfico de Valbom, foi fundado a 21 de Abril de 2004, em Valbom, que é uma Freguesia do Conselho de Gondomar, situada nas margens do Rio Douro, faz fronteira com o porto e foi elevada a Cidade em Dezembro de 2004.

Tem-se dedicado, a fazer o levantamento dos usos e costumes do seu povo, desde a faina da pesca à feira/mercado da Fonte Pedrinha, passando pelas leiteiras, padeiras, vareiros e regateiras, não esquecendo as artes e oficios que lhe deram nome como, a Marcenaria, especialmente a arte de entalhador e a ourivesaria com as enchedeiras de filigrana, peças conhecidas mundialmente e ainda hoje apresentadas pelos nossos artesãos.

Os trajes que apresentam, ainda não são na totalidade representativos dessa recolha, estando-se a preparar aos poucos, a confeção dos mesmos assim como o arranjo dos respetivos adereços.

Desde a sua apresentação oficial a 15 de Abril de 2006, o grupo já participou em vários espetáculos em diversos pontos da Freguesia, do Concelho e do Pais.

Tem participado desde 2004 na Feira de Tasquinhas em Gondomar, fez parte da organização e participou nas Feiras Etnográficas da Cidade de Valbom, realiza anualmente o Festival Nacional de Folclore da Cidade de Valbom e as comemorações do seu Aniversario. Já realizou alguns Saraus de Tradições, em que recriou quadros etnofolclóricos.

Como associado do INATEL, participa em varias actividades promovidas por esta entidade, nomeadamente na concentração de Trajes que decorre na Cidade do Porto. Normalmente participa nas festas dos Santos Populares tendo já participado nas tradicionais Rusgas de S. João da Cidade do Porto, sem deixar de marcar presença nas festas de S. Pedro, tão activamente comemoradas em Valbom.

Procurar no site